24.9.06

O analfabeto político

Ontem fui retribuir um scrap que minha amiga Cristiane escreveu no Orkut e me deparei com o texto de Bertold Brecht, que ela colocou em seu perfil: "O Analfabeto político".

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, os preços do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.”

“O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.”


Eu não diria burro, diria cavalo mesmo, pois o burro é humilde e não estufa o peito. Já o cavalo é “posudo” e é tão besta que faz o que os outros mandam. Mande um burro fazer algo que ele ache perigoso para você ver o que acontece.

Depois Cris confessa: “Eu já fui uma analfabeta política e por conta, principalmente, das aulas de cidadania que tive, não sou mais”. Não deu para perguntar, mas eu queria saber onde é que tem essa escola de cidadania, pois devem ser raras. Mas eu gostaria que todos dissessem: "Eu não voto nulo ou branco. Discuto e analiso os prós e contras dos meus candidatos antes de decidir”.

Porém, o que mais acontece é vermos outros imbecis que se acham “expert” em política e falam mal de todos os políticos. Pois não prestam atenção nas coisas boas que alguns fazem e preferem pegar frases feitas de políticos sem caráter em programas eleitoral e criticar sem nenhuma base.

Mas o mais imbecil, é aquele que tendo capacidade de analisar, tem o orgulho de ficar em cima do muro. E infelizmente esses são muitos, pois falta coragem para dar a cara a tapa ou então estão esperando o resultado da eleição para apoiar aquele que melhorará a sua vida, dando-lhe emprego, privilégios e esquecendo que não adiantar ter um relógio de ouro se a rua está repleta de ladrões.

Cris termina confessando que “trouxe para dentro da minha casa vários debates, inclusive sobre política e tenho certeza que mudei algo com isso”.

Pode ter a certeza que você mudou, “isso eu garantio”

"Pensem e votem".
Cris e JP

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por mas uma vez prestar atenção nas minhas idéias. Foi o
único que comentou sobre esse texto. Muitos leram, mas por alguma
razão ñ comentaram. Ou por terem se ofendido, ou por ñ darem tanta
importância. Só sei que fiz o que tive vontade e espero ter
criado algum tipo de discussão. Beijos,te adoro.