23.9.06

Tá Na Tela


"Tá Na Tela" era o nome da coluna que eu assinava quando era colunista de cinema da revista eletrônica espiando.com.br. Infelizmente a revista deixou de existir, mas meu amor pelo cinema continua firme e forte...

Na semana passada, assisti o filme “K-19: The Widowmaker” e adorei. Ele conta a história da tripulação do submarino nuclear russo K-19, em 1961.

O rigoroso capitão Alexi Vostrikov (personagem de Harrison Ford), foi nomeado para comandar o submarino K-19, na sua viagem inaugural. Porém a equipe de marinheiros russos pertencia ao comando do “carismático” capitão Mikhail Polenin (Liam Neeson, de A Lista de Schindler). Polenin passou a ser subordinado ao capitão Vostrikov. O esquema de comando era o mais rígido, mas os militares aceitavam, pois estavam defendendo os interesses do seu país.

Tudo ia bem, até que o sistema de refrigeração do reator nuclear do K-19 ter deixado de funcionar, por inexperiência do responsável desse setor. E para piorar a situação o sistema de comunicação de radio foi danificado.

Vostrikov tinha que salvar a tripulação e evitar um desastre nuclear que poderia causar a 3ª guerra mundial.

O que mais me chamou atenção neste episódio, pois o fato realmente aconteceu, foi ver que no desespero de salvar suas vidas, um grupo de marinheiros se revoltou contra Vostrikov, prenderam-no e um representante da presidência russa que estava abordo do navio destitui-o do cargo de comandante do K-19, entregando o comando para seu antigo líder, o capitão Polenin, para que ele entregasse o K-19 para um Destroyer amaricano e eles salvassem tanto a vida da população quando a o mundo de uma terceira grande guerra.

Quando o capitão Polenin, chega na sala de comando e ver Vostrikov algemado e o representante da presidência dizendo que ele era o novo comandante do K-19 e que ele poderia entregar o submarino aos americanos, a primeira coisa que ele fez foi pedir armas dos militares, a segunda foi dar ordem de prisão para todos e a terceira ação, foi mandar libertar Vostrikov e devolver o comando.

FIDELIDADE! Você sabe o que é isso? Sabe o que é você está em um lugar e ser fiel a uma pessoa, a um amigo? Mesmo colocando a sua vida em risco? Ser fiel não é se sujeitar a tudo, pois temos a liberdade de abandonar o barco. Mas as pessoas ainda têm o prazer de perder um bem precioso, a CONFIANÇA de alguém e isso eu garanto, precisaremos de muito tempo para voltar a recuperar.

Não há nada no mundo mais importante do que termos a confiança de alguém, pois esse mesmo mundo dá muitas voltas e sem os verdadeiros amigos, não vamos longe.


jp

Nenhum comentário: